Ontem à noite, no Fantástico, vi o Zeca Camargo fazendo uma chamada para uma matéria sobre a segurança de Barack Obama. Ele disse mais ou menos isso: "Como os Estados Unidos estão se preparando para proteger o primeiro presidente negro de sua história?"
Hoje eu vi uma charge em um jornal onde Obama pintava a Casa Branca de preto.
Puxei a discussão na faculdade e concluí que todo mundo pensou a mesma coisa que eu. E daí que ele é negro? Pra quê ressaltar tanto o ínfimo detalhe da cor?
Se ele fosse de descendência asiática falariam isso o tempo todo também?
"O que os Estados Unidos vão fazer para proteger o primeiro presidente amarelo da sua história"????
Não estou desmerecendo a importância das conquistas recentes da comunidade negra; há algumas décadas eles não podiam sequer votar, e hoje um negro é presidente da maior potência econômica mundial.
Ponto.
Não precisa relacionar toda e qualquer atitude de Obama à sua cor. Cor não é, nunca foi e nunca será sinônimo de caráter (ou da falta dele).
Se ele for o melhor presidente que a América já viu, o será por causa da sua cor?
E se for o pior?
Falemos das decisões, das atitudes, da ideologia, e não do tom da pele.
Há 3 anos
2 comentários:
É...
Prefiro até analisar o tom de voz ao tom da pele...
A gente não escolhe nossa cor, eu mesma escolheria ser mais escurinha, bronzeada por natureza.
Só porque o Obama é negro não significa que não pode fazer a "coisa ficar preta" lá pros states neh...
=o
Acho que não se trata de uma questão de cor.. e sim de história.. Acredito que se ele fosse asiatico tb falariam.. é tudo uma questão de história para os Eua. Além do mais que la tem skinheads ( assistam o filme "a outra história americana") e ja ameaçaram ele. Entendo a preocupação. Mas enfim, concordo em partes com o seu post, cor da pele nao tem a ver com carater, mas que é legal ele ser o primeiro negro presidente, ah isso é..
Postar um comentário