segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Machado de Assis

Comecei hoje a ler "Dom Casmurro".
Não, eu não tinha lido ainda. Sim, eu tenho vergonha disso...
Já li em vários livros técnicos de jornalismo que a obra completa de Machado de Assis é bibliografia básica e obrigatória para qualquer jornalista. A narrativa é precisa, detalhista; o vocabulário, riquíssimo: exatamente como um bom jornalista deve ser (um BOM jornalista, e não esses que têm aos montes por aí).

Com peso na consciência, há um certo tempo baixei o e-book Ressureição; uma das primeiras obras do Machado. Li e me apaixonei. É simplesmente encantador.

Esse final de semana, vi que vai estrear, na Globo, uma micro-série de 5 capítulos baseada do livro Dom Casmurro: Capitu.

E eu adoro ler algo que eu nunca li com a possibilidade de assistir, logo depois.
Foi assim com "O código da Vinci", vai ser assim com Dom Casmurro.

A frustração de ver que as produções em vídeo são muito diferentes, muito resumidas, muito superficiais, fazem eu sentir ainda mais prazer na leitura.

E não sou hipócrita o suficiente para ralhar as produções da Globo. Quando se trata de novela, de ficção, os caras sabem o que fazer. Tem grana, tem talento. Eu gosto.

To ansiosíssima para terminar de ler e assistir. Estréia dia 09.

Será que eles vão conseguir personificar os "olhos de cigana oblíqua e dissimulada" que fica com a "face cor de pitanga" frente às investidas de Bentinho?

A tempo: E-books não estão entre as coisas mais agradáveis do mundo. Ler na tela do computador é realmente cansativo. Mas é uma boa opção para quem ainda não tem grana para investir numa biblioteca particular.
A obra completa de Machado de Assis pode ser baixada no site www.dominiopublico.gov.br, um site do Ministério da Educação. Ou seja, é legal.

Dom Casmurro eu estou tendo o prazer de ler em papel. =)

Nenhum comentário: